domingo, 6 de dezembro de 2015

Atividades Culturais Realizadas em 2015

          No decorrer do ano de 2015 o CEEJA proporcionou aos alunos, em diferentes dias e horários, diversas atividades culturais (oficinas) com o objetivo de estimular a leitura e promover uma reflexão sobre temas sociais, ambientais e relativos à saúde em geral.
         Destacamos a seguir as atividades realizadas:

- A ÁGUA QUE NOS RESTA : Video do Programa EJA Mundo do Trabalho do conteúdo de Geografia, chamando a atenção para o problema da água no Brasil e no mundo.

- OFICINA DE CALCULADORA: Realizada pelos professores de Matemática, que tem por objetivo ensinar o uso dos recursos oferecidos pela calculadora comum.

- ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E CÁLCULO DO IMC-Indice de Massa Corporal : Atividade desenvolvida pelos professores de química utilizando vídeos sobre alimentos saudáveis, bem como a pirâmide alimentar com classificação dos alimentos e acompanhamento dos Índices de massa Corporal dos alunos através de e-mail, objetivando a prática da boa alimentação.

- INGLÊS COM MÚSICA: essa atividade busca a prática da Lingua Inglesa através da linguagem musical, trazendo uma didática diferencia  na aprendizagem da Língua Estrangeira Moderna.

- ALTERNATIVA DE ECONOMIA DE ENERGIA ELÉTRICA:  Atividade da disciplina de Física, que através de vídeos e slides visa mostrar para os alunos formas de economia de energia residencial.

- DENGUE : Atividade de Biologia e Ciências que através do vídeo feito pelo Dr. Dráuzeo Varella esclarecendo dúvidas e conscientizando os alunos em relação aos cuidados preventivos de criadouros do mosquito transmissor da dengue.

- WORKSHOP SOBRE CULTURA AFRICANA: Atividade realizada em parceria com o ex-aluno moçambicano Santos Bernando Santos que reside na cidade e faz um trabalho de divulgação de sua cultura nas escolas da cidade,  gratuitamente.

- DESIGUALDADE SOCIAL: Vídeo do Programa EJA Mundo do Trabalho da disciplina de Sociologia que busca uma discussão e melhor compreensão dos alunos sobre o tema proposto no material EJA Mundo do Trabalho.

- O CAMINHO DA COMUNICAÇÃO: Vídeo do Programa EJA Mundo do Trabalho da disciplina de Língua Portuguesa, faz uma reflexão sobre as maneiras de se comunicar desde o início do século.

- DIA DO LIVRO:  Atividade realiazada pela professora responsável pela Biblioteca do CEEJA em conjunto com os Professores de Língua Portuguesa , que ofereceu aos alunos contação de Fábulas diversas, roda de conversa sobre a importância da Leitura. Exposição sobre Monteiro Lobato e Feira de Livros.

- BRICS : Explanação feita pelos professores de História sobre a criação e importância da BRICS para o Brasil, através de slides elaborados pelos professores.

- O MITO DA CAVERNA: Vídeo do Programa EJA Mundo do Trabalho da disciplina de Filosofia que faz uma reflexão muito clara sobre o Mito da Caverna parte do conteúdo de Filosofia , mostranto um pouco sobre a obra “A República” de Platão.

- DOCUMENTÁRIO “RIO SOROCABA: Filme que mostra a história do Rio Sorocaba para a Região, bem como a importância de  sua preservação para benefício das cidades por onde passa.

- MICROSCOPIA: Elaborada pelos professores de Ciências e biologia com o objetivo de observar diferentes tipos de células  ao microscópio óptico e identificar diferentes estruturas nas células animais e vegetais.

- CURTA + FILOSOFIA : Atividade elaborada pelos professores de Filosofia que, através de vídeos, incentivam os alunos a estudar e discutir Filosofia como parte de seu dia a dia.

- CICLO DE PALESTRAS: Palestras realizadas em parceria com o Sindicato dos Químicos de Sorocaba com especialistas das áreas de RH, Dentista, Técnico em Segurança do Trabalho, foram realizadas três palestras: - Comportamento e Currículo; - Segurança no Trabalho; - Saúde Bucal.

- QUÍMICA DO AMOR E OFICINA DEMONSTRATIVA DE SABONETE EM BARRA E LÍQUIDO: Vídeo mostranto as transformações que ocorrem em nosso corpo quando estamos apaixonados e demosntração de como fazer sabonete em barra e líquido em casa, atividade realizada pelos profesores de Química

- VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS : Atividade de Língua Portuguesa com utilização do vídeo do Programa EJA Mundo do Trabalho que discute e mostra as variações linguísticas que ocorrem em nosso país de acordo com a região.

- PALESTRA : ECOS DA DITADURA MILITAR EM SOROCABA: Atividade de Filosofia, com a participação de Daniel L. M. Almeida, formado em Filosofia e Direito e membro da Comissão da Verdade em Brasilia, nos trouxe uma reflexão  importante sobre esse período histórico do Brasil e a participação de cidadãos sorocabanos.

- REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: Atividade de História com uso do vídeo do Programa EJA Mundo do Trabalho, com objetivo de maior entendimento sobre o tema por parte dos alunos.

- PALESTRA: RUMO À EDUCAÇÃO SUPERIOR: Palestra em parceria com a ESAMC, Grupo de Faculdades  de Sorocaba falando sobre a importância do curso superior e como ter acesso a esses curso.

- DIA DA MULHER: Elaborado pelos professores de Filosofia e Sociologia que buscaram através de parcerias, algumas palestras e atividades diferenciadas para as alunas do CEEJA, como segue: - Palestra sobre a Lei Maria da Penha e Direitos Trabalhistas da Mulher proferida pela Assistente Social Shirley Maria da Silva; - Palestra sobre a importância dos exames preventivoos em ginecologista, com a Dra Yuri Gurgel de Oliveira; - Escola de cabeleireiros Pró Hair, que ofereceu cortes e escovas nos cabelos de nossas alunas;  Aferição de Pressão Arterial, feita por alunos do Curso de Técnico em Enfermagem da ETEC Sorocaba; Exposição: Mulheres do Cotidiano.

- ATIVIDADE CRIATIVA:  Atividade de Leitura e escrita realizada pela professora responsável pela Biblioteca da escola.

- SARAU CULTURAL :  Com o objetivo de divulgar músicas e poetas, incluindo alunos e professores poetas e artistas, proporcionando uma noite muito agradável para todos os participantes.































Nenhum comentário:

Postar um comentário