segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Ultimas Oficinas de 2017

Em Novembro...

Dia internacional da luta pelo fim da violência contra mulher
A data de 25 de novembro, é importante para o movimento feminista em todo o mundo.O Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher. É nesse sentido que se torna urgente o conhecimento e, a partir dai o enfrentamento às desigualdades de gênero, tendo em vista que só haverá uma sociedade emancipada quando se romperem as estruturas do capitalismo patriarcal, que tão bem se articulam com a dominação étnico-racial e de gênero da sociedade atual. Oficina elaborada e desenvolvida pela disciplina de Sociologia.

Matemática e Poesia
Oficina elaborada a partir do livro “Matemática e Poesia” do escritor Millôr Fernandes. Onde foram abordados os conceitos matemáticos e a relação com o cenário e personagens do romance. Foi utilizado um vídeo com a apresentação do poema e um PowerPoint preparado pelos professores.

Roteiro histórico da cidade de Sorocaba
Preservar a memória institucional não é só resgatar o passado. Também é compreender as diferenças e reconhecer os limites de cada período. É ter referenciais consistentes para construir o presente e planejar o futuro. É descobrir valores e renovar os vínculos. É refletir sobre a história, não apenas como quem recorda, mas exercitando uma verdadeira práxis, em que a reflexão e a prática andam lado a lado. A Oficina desenvolvida pelos Professores de História abordou:
- Roteiro Histórico de Sorocaba
- Sua fundação
- Lugares que marcaram sua fundação
- Estrada de Ferro de Sorocaba
- As Primeiras Fábricas
- Tropeirismo
- As Feiras que marcaram o comércio
- Imagens de Sorocaba Antiga

Profissões da Aviação Civil
Oficina desenvolvida pelos profissionais da Escola de Aviação Wings, onde mostraram as profissões relacionadas à aviação civil. Que além de falar e explicar cada uma delas, também esclareceu como está o mercado de trabalho na área da aviação civil.
Os alunos gostaram e se interessaram por ser uma nova opção de trabalho.

A televisão manda em mim?
Deve -se tanto falar sobre a “manipulação da mídia”, mas será isso possível? Será que eu faço parte desse jogo? Como funcionam as técnicas de controle? É possível libertar-se de tudo isso? Talvez a filosofia nos ajude a responder...
Oficina desenvolvida pela disciplina de Filosofia.

Consciência Negra
Atividade realizada pelos professores de História, em que foi destacada a importância do Dia da Consciência Negra para a sociedade, considerando que de acordo com dados do IBGE, mais de 52% da população brasileira se identifica como preta ou parda.
Foi discutido com os alunos as políticas públicas de inclusão da população negra, como as cotas e a Lei de Igualdade Racial. Para finalizar os alunos foram convidados a assistir o documentário, Quilombos, da série – Raízes do Brasil, para melhor compreensão do significado da palavra Quilombo e a luta contra o racismo no Brasil.


Indução eletromagnética e energia eólica
Oficina desenvolvida pela disciplina de Física, utilizando o vídeo do Programa EJA Mundo do Trabalho, apresentando os conceitos de geração de energia eólica, demonstrar os contras e prós da utilização deste tipo de energia.

Fisiologia e anatomia vegetal
Essa atividade foi realizada com o intuito de abordar a fisiologia e anatomia vegetal, um assunto de extrema importância para o entendimento de como a evolução vegetal trouxe benefício para o Homem. Esse benefício que me refiro é o oxigênio, gás produzido através da fotossíntese.
O organismo vegetal produz seu próprio alimento, sendo a base na cadeia alimentar terrestre e aquática. Foram abordados os grupos vegetais de briófitas, pteridófitas, gimnosperma e as angiospermas, suas reproduções e métodos adaptativos de sua conquista no ambiente terrestre. Na aula prática o aluno pode conhecer os órgãos sexuais das plantas e localizar na flor.



Em Dezembro...

Equação
Oficina elaboradas pelos professores de Matemática visando sanar dificuldades dos alunos em resolver equações do 1º grau. A oficina contou com a participação dos alunos que gostaram muito e avaliaram como positiva, pois conseguiram resolver vários problemas de equação, a oficina contou ainda com a aplicação do sistema híbrido, os professores utilizaram as práticas do curso de Ensino Híbrido da EFAP em parceria com o Instituto Lemann.


Gênero e sexualidade
Palestra proferida pela professora de Sociologia que buscou esclarecer os conceitos de gênero, foi muito proveitosa e participativa. Os alunos trouxeram ainda outros assuntos ligados ao mesmo tema o que enriqueceu ainda mais a palestra.

A televisão manda em mim?
Elaborada pelos professores de Filosofia, trouxe uma análise crítica sobre a influência da televisão na vida da população brasileira, reflexão que se faz necessária neste tempo de turbulência social e política que vivemos no Brasil e no mundo.

Reciclar é uma arte
Esta Oficina foi realizada conjuntamente entre as disciplinas de Arte e Ciências e teve como objetivo conscientizar e chamar a atenção para a relação entre o consumismo e produção de lixo na sociedade moderna.
Como proposta de reutilização de materiais descartados no nosso dia a dia os alunos confeccionaram enfeites de Natal com CDs usados.
Para o encerramento desta Oficina foi oferecido aos nossos alunos um lanche preparado com cascas de frutas: bolo de casca de banana, suco de casca de abacaxi e melão.

Introdução à LIBRAS

Essa Oficina foi  realizada pela Professora Priscila Garcia, interprete de LIBRAS do CEEJA Sorocaba contando também com a participação de alunos surdos  que aqui estudam e proporcionou aos participantes da Oficina a possibilidade de refletir sobre a importância da LIBRAS na vida das pessoas surdas.  Também puderam perceber que a utilização da Linguagem Brasileira de Sinais é um meio de garantir a preservação da identidade surda que, por tanto tempo foi alvo da hegemonia da cultura ouvinte. Além de propiciar a facilidade de comunicação entre os surdos, a LIBRAS também propicia uma melhor compreensão entre surdos e ouvintes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário